:: Home  :: Mensagem do Presidente  :: Galeria de imagens  :: Eventos
 ::  Home    Turismo e Lazer    Festas e Romarias
 
 
Freguesia 
:: Executivo
:: História
:: Mapa de Localização
:: Mapa da Freguesia
:: Resultados Eleitorais
:: Contactos
:: Serviços
:: Regulamentos
:: Editais
:: Emprego
:: Formação Profissional

Espaço do Cidadão
:: Escolas
:: Farmácias
:: Contactos Úteis
:: Horário das Missas
:: Igrejas
:: Escola de Música
Turismo e Lazer
:: Praias
:: Onde Dormir
:: Festas e Romarias
:: Desporto
:: Zonas de Interesse Turístico

 

:: Festas e Romarias

Festa de Nossa Senhora da Esperança

A festa de Nossa Senhora da Esperança, realiza-se no fim – de -  semana mais próximo do dia 18 de Dezembro. Nossa Senhora da Esperança é a padroeira da paróquia de Pataias.

No Sábado das festas é realizada uma procissão de velas, e no Domingo a festa inicia –se por volta das 14 horas e 30 minutos, com uma missa seguida de procissão, onde vão as imagens de Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora de Fátima, e todos os padroeiros das Igrejas pertencentes à paróquia, ofertas, andores de bolos e crianças vestidas de anjos.

No período da tarde existe um arraial com venda de bolos e actuação da Banda  Filarmónica de Pataias. A festa termina com a entrega da bandeira à próxima comissão de festas.

Festa do Sagrado Coração de Jesus

A festa do Sagrado Coração de Jesus tem como principal dia o segundo Domingo de Julho. No dia anterior efectua – se uma procissão de velas e um arraial.

No dia da festa pelas 14 horas e 30 minutos há missa, seguida de procissão com as imagens de todos os santos ao som da música da banda filarmónica de Pataias.

Existe também um arraial animado com quermesse, comes e bebes, filhós, café da avó, fazendo – se um jogo chamado “Quebra – panelas” e actuação de conjuntos musicais.

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Esta festa efectua – se no terceiro fim – de – semana de Julho. As ruas são enfeitadas com palmeiras, muita verdura e flores de papel. O chão é coberto de rosmaninho e alecrim. Na 6ª feira celebra – se uma missa com procissão de velas onde vão os andores de Nossa Senhora do Rosário, S. José e Sagrado Coração de Jesus. No Sábado existe festa no arraial com quermesse, jogos tradicionais, serviço de restaurante e baile. No Domingo existe alvorada pelas 9 horas e missa pelas 14 horas, seguida de procissão.

Esta é abrilhantada pela filarmónica, pelo andor de Nossa Senhora do Rosário, crianças vestidas de anjos, diversas oferendas e andores de bolos. No fim da procissão reabre o arraial. À noite existe baile com conjunto musical.   

Festa de Santa Maria Madalena e São Sebastião

As festas em honra de Santa Maria Madalena e São Sebastião realizam – se na segunda semana do mês de Junho.

Antes do inicio das festas procede – se à ornamentação das ruas com arcos de verdura, flores de papel e iluminação eléctrica.

Os festejos começam na Sexta – Feira com uma procissão de velas onde vai a imagem de Nossa Sra. de Fátima, seguida de um baile com uma banda de animação.

Os festejos continuam no Sábado com o arraial onde há uma quermesse e serviço de restaurante. Ao início da noite começa o baile.

No Domingo, logo pela manhã, há a alvorada com foguetes seguida de peditório pelas ruas. Este peditório é efectuado casa a casa e acompanhado pela Banda Filarmónica. Por volta das 14 horas e 30 minutos, celebra – se a missa procedendo – se à procissão onde se levam os santos padroeiros Santa Maria Madalena, S. Sebastião e Nossa Sra. de Fátima, andores de bolos e outras ofertas da comunidade. A procissão é acompanhada pela Banda Filarmónica e percorre as principais ruas que estão enfeitadas. As janelas e as varandas das casas estão ornamentadas com colchas quando passa a procissão.

Festa de Nossa Senhora da Vitória

As festas de Nossa Sra. da Vitória celebram – se nos dias 14 e 15 de Agosto.

No dia 14 à noite realiza – se a missa secular na capela de Paredes da Vitória procedendo – se à procissão de velas com a imagem da Senhora da Vitória.

No dia 15 faz – se a romaria de Pataias às Paredes da Vitória. Depois da alvorada, acompanhada pela Banda Filarmónica de Pataias, reúnem – se o juiz, a juíza e o anjo, que transportados a cavalo e acompanhados de carros alegóricos seguem em círio até à capela de Nossa Senhora da Vitória. Antes do círio partir, o anjo dá uma volta em redor da igreja paroquial cantando loas alusivas.

Quando chegam á capela de Nossa Senhora da Vitória é celebrada a missa campal seguida de procissão pelas ruas de Paredes da Vitória. No regresso, contornam a capela da Vitória cantando loas de partida.   

Uma vez chegados a Pataias a festa continua com arraial e bailes.

Com a perca da importância da Vila de Paredes a comunidade de Pataias construiu a sua igreja que veio substituir Nossa Senhora da Vitória. No entanto comprometeram – se a realizar todos os anos, no dia 15 de Agosto, um círio com uma festa de homenagem à Santa.

Devido às idiotices que se faziam até às Paredes esta festa também é conhecida pela “festa dos burros”.

Festa de São Sebastião 

As festas em honra de S. Sebastião decorrem no último fim – de – semana de Maio.

Os festejos têm início na Sexta – Feira com uma procissão de velas que percorre a rua da igreja já ornamentada com verduras, flores de plástico e iluminada com velas.

No Sábado há o arraial com quermesse, jogos tradicionais e baile ao final do dia.

No domingo, pela manhã, há a alvorada onde são lançados muitos foguetes. Por volta das 12 horas e 30 minutos os juízes da festa procedem ao peditório de ofertas e recolha de andores de bolos acompanhados pela Banda Filarmónica de Pataias. Às 14 horas e 30 minutos celebra – se a missa seguida de procissão onde vai o santo padroeiro, Nossa Sra. de Fátima e o Sagrado Coração de Jesus. No fim da missa e procissão é efectuada a passagem da bandeira à próxima comissão de festas.

Após estes rituais realiza – se o leilão das ofertas e a venda dos bolos no arraial da festa.

Os festejos continuam com a animação de bandas, serviço de bar e restaurante, jogos tradicionais, quermesse e comes e bebes com pão com chouriço, “pardalinhas” e café da avó.

Festa da Vila de Pataias

Pataias obteve o estatuto de vila no dia 16 de Maio de 1984. Os festejos da Vila são sempre no fim -de - semana a seguir ao dia 16 de Maio.

As festas da vila têm início na Sexta - Feira e terminam no domingo. Realizam – se diversas actividades como a Feira do Livro, Exposições diversas,

Coleccionismo, Animação de crianças, Prova de ciclismo, Prova de Todo o Terreno, Passeio Pedestre, jogos de futebol infantil e juvenil, espectáculo de Ballet de crianças, danças e cantares tradicionais, simulacro e desfile dos Bombeiros Voluntários de Pataias. O arraial é ainda composto por serviço de bar, restaurante, tasquinha de filhós e café da avó.

Todos os dias de festa são animados por várias bandas e vedetas nacionais.



 




© 2007 Junta de Freguesia de Pataias
Site Optimizado para Microsoft Explorer 5 e superiores
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem autorização prévia por parte da Junta de Freguesia de Pataias.

Made by 1001Acessos®