:: Home  :: Mensagem do Presidente  :: Galeria de imagens  :: Eventos
 ::  Home    Freguesia    Lagoa de Pataias
 
 
Freguesia 
:: Executivo
:: História
:: Mapa de Localização
:: Mapa da Freguesia
:: Resultados Eleitorais
:: Contactos
:: Serviços
:: Regulamentos
:: Editais
:: Emprego
:: Formação Profissional

Espaço do Cidadão
:: Escolas
:: Farmácias
:: Contactos Úteis
:: Horário das Missas
:: Igrejas
:: Escola de Música
Turismo e Lazer
:: Praias
:: Onde Dormir
:: Festas e Romarias
:: Desporto
:: Zonas de Interesse Turístico

 

:: Lagoa de Pataias

É uma zona húmida que surge no meio da vasta área de pinhal bravo que ocupa esta região do litoral Português e, portanto, é ocupada por Fauna e Flora distintas de toda a envolvente.

Face a usos indevidos no passado, a água encontra-se poluída por nutrientes que promovem o crescimento excessivo de matéria vegetal com consequente falta de oxigénio na água (Eutrofização). A Eutroficação é típica das zonas húmidas interiores e, normalmente, conduz à sua mutação para ecossistemas terrestres. Neste caso concreto, o processo foi acelerado pela acção antrópica.

A dependência exclusiva da precipitação, juntamente com a situação de seca extrema em 2005, culminaram na evaporação de toda a água, uma situação que não sucedia desde 1944. Para além do desaparecimento da ictiofauna, a falta de água criou pressões enormes em outros grupos como os anfíbios, mamíferos e aves, em termos de alterações do habitat, indisponibilidade de água e/ou de alimento. Os nutrientes presentes na água acumularam-se nos sedimentos do fundo: estes, juntamente com grandes extensões de macrófitas aquáticas, foram removidos mecanicamente de forma a evitar que, após outra época de chuvas, a qualidade da água voltasse a piorar.

Após um Inverno chuvoso, a cota da lagoa recuperou ao ponto de poderem equacionar-se os repovoamentos com ruivacos: estes peixes, outrora muito comuns na lagoa de Pataias, foram dizimados por espécies indesejáveis introduzidas (carpa, perca e gambúsia). O plano de gestão da lagoa de Pataias vê assim mais uma etapa cumprida, mas, no contexto de alterações climáticas globais, este ecossistema requererá cuidados continuados no futuro. A gestão desta lagoa remete-nos para os elevados custos de remediação dos serviços dos ecossistemas. É por isso sempre melhor evitar a degradação da Natureza e, neste sentido, desde 2003 que o Projecto de Educação Ambiental do Município dá especial relevância a esta zona única no concelho.

(Artigo de Sofia Quaresma - Bióloga, in www.cm-alcobaca.pt)

Veja mais fotos na nossa galeria: Fotos da Lagoa



 




© 2007 Junta de Freguesia de Pataias
Site Optimizado para Microsoft Explorer 5 e superiores
Nenhuma parte deste site pode ser reproduzida sem autorização prévia por parte da Junta de Freguesia de Pataias.

Made by 1001Acessos®